Em qualquer conversa com o/a empregador/a, é essencial que você obtenha as respostas para as seguintes questões:
Quanto irei receber?
Se você tem mais de 25 anos de idade, o salário mínimo nacional no Reino Unido é £8.72 por hora (valor que é atualizado todo ano). Empregadores não devem pagar menos que isso ou fazer deduções que reduzam seu salário a um valor abaixo do salário mínimo nacional.
Quando receberei meu primeiro pagamento e com que frequência serei paga?
Enquanto alguns/algumas empregadores/as pagam no mesmo dia, outros/as podem pagar por semana, a cada duas semanas ou por mês. Assegure-se de que você obterá um contrato do/a seu/sua empregador/a detalhando quanto você recebera e com que frequência.
Como serei paga?
É preferível que você seja paga/o por transferência bancária para sua própria conta bancária.
Receberei um contrato ou recibos de pagamento de forma regular?
Seu/sua empregador/a tem a obrigação de providenciar um documento por escrito indicando as condições de trabalho ou um contrato e recibos de pagamento.
Quantos tempo de repouso e dias de folga tenho?
Todos as/os trabalhadoras/es no Reino Unido têm direito a pelo menos 1 dia de folga por semana e pelo menos 20 minutos de repouso durante uma jornada de 6 horas por dia.
Quantas horas trabalharei por semana?
Se você tem um contrato de zero horas, seu/sua empregador/a tem o direito de fazer mudanças nas suas horas de trabalho. Isso pode resultar em semanas nas quais você tem muitas horas de trabalho e semanas nas quais você tem poucas horas de trabalho. Se você espera trabalhar um certo número de horas por semana, assegure-se de que isso consta no contrato.
Quais serão minhas horas de trabalho?
Se você for contratada para trabalhar certas horas em certos dias, assegure-se de que isso será especificado no seu contrato.
Aonde posso fazer reclamações relacionadas à saúde ou segurança.
A sua saúde e segurança devem ser questões prioritárias para seu/sua empregador/a. Assegure-se de que seu/sua empregadora tenha procedimentos para fazer reclamações e que você tenha alguém com a qual possa entrar em contato para fazer uma reclamação.
Para mais informações sobre seus direitos trabalhistas, clique aqui.